Splunk Enterprise é uma plataforma de software líder para Inteligência Operacional em real-time. Sua capacidade para coletar, indexar, analisar e visualizar os mais variados tipos de LOGs propicia a geração de informações sem paralelo para os vários setores da empresa responsáveis por operações de TI, gerência de aplicações, segurança, fraude e conhecimento do cliente, entre outras.  Milhares de empresas se apoiam no Splunk Enterprise para alavancar seus negócios e agilidade nas decisões.

Infelizmente, para aquelas organizações onde o ambiente mainframe representa um componente crítico para realizar seus objetivos de negócios, grandes quantidades de LOGs gerados pelos sistemas não são acessíveis ao Splunk criando uma grande lacuna em sua capacidade analítica. Para resolver tal desafio, há duas opções: (1) manter diferentes ferramentas com uma visão de silos isolados ou (2) utilizar uma única plataforma Ironstream/Splunk para coletar, transformar e carregar os LOGs do mainframe (Registros SMF, SYSLOG, Log4j, etc.) no Splunk em real-time para, então, indexar, analisar e visualizar os LOGs do mainframe, em conjunto com os LOGs da plataforma distribuída, objetivando construir uma visão, não de silos isolados, mas 360 graus, para apoio às decisões.

Agora, os usuários Splunk podem estender suas aplicações para incluir os LOGs do mainframe, sejam elas ligadas a Operações de TI, Gestão/Performance das Aplicações, Segurança, Fraude, Conhecimento do Cliente, entre outras.

Ebook do Splunk em Base de Conhecimento (vide LINK abaixo); por enquanto, não será traduzido mas, apenas, um resumo dos tópicos abaixo:

Ebook do Splunk:

Exploring Splunk

Search Processing Language (SPL) Primer and Cookbook

O Splunk é, provavelmente, a plataforma mais poderosa que você vai encontrar para gerar informações a partir de Machine Data. O ebook “Exploring Splunk”,https://pt.splunk.com/goto/book, oferece uma introdução ao Splunk --- aborda os rudimentos para compreender-se os principais componentes da plataforma, e exemplifica sua aplicação prática a soluções de problemas do mundo dos negócios.

Parte I: Explorando a plataforma Splunk

  • O Capítulo 1 mostra o que é o Splunk e como ele pode ajudá-lo.
  • O Capítulo 2 discute como fazer o download do Splunk e começar a utilizá-lo.
  • O Capítulo 3 discute a interface para construir Searches e como executá-las.
  •  O Capítulo 4 cobre os comandos mais utilizados em Searches.
  • O Capítulo 5 explica como Visualizar e enriquecer os seus dados com conhecimentos que você pode agregar.

Parte II: Exemplos de Soluções desenvolvidas com o Splunk

  • O Capítulo 6 cobre as aplicações mais comuns de Monitoramento e Alertas.
  • O Capítulo 7 aborda as aplicações mais frequentes que envolvem Transactions em Splunk.
  • O Capítulo 8 cobre as aplicações mais comuns com a utilização de Lookup Tables.